sexta-feira, 30 de maio de 2014

Lei de autoria do Vereador Jaime Alves (PRB) é cumprida e Conselho Municipal de Politicas Publicas Sobre Drogas (COMAD) é Criado em Barra Mansa.

Conselho Municipal de Politicas Publicas Sobre Drogas (COMAD) é Criado em Barra Mansa atraves de lei do Vereador Jaime Alves (PRB). Barra Mansa vai dar um grande passo na prevenção e no combate as drogas no município, agradeço ao prefeito Jonas Marins pelo cumprimento dessa lei.


Comad é formado em Barra Mansa

Publicado em 29/05/2014, às 15h54
Última atualização em 29/05/2014, às 15h54
Barra Mansa


A secretaria de Ordem Pública de Barra Mansa, por meio da Compod (Coordenadoria de Políticas Públicas sobre Drogas), realizou nesta quinta-feira, dia 29, eleições para o Comad (Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas). O evento aconteceu no auditório do Centro Administrativo, durante toda a manhã. O Comad tem o objetivo de articular e fiscalizar as verbas estaduais e federais destinadas a projetos voltados às políticas públicas de prevenção às drogas.

Segundo a coordenadora da Compod, Emília Nascimento, Barra Mansa é a única cidade do Médio Vale do Paraíba que possui este conselho. "É uma conquista. Há 20 anos buscamos um conselho ativo e esta é a primeira formação", disse, explicando, ainda, que a atual formação do conselho segue em atividade até 2016.

Segmentos que possuem representatividade no Comad:


Instituições de Ensino



  • Colégio Verbo Divino
  • UBM - Centro Universitário de Barra Mansa



Entidades Religiosas



  • Igreja Batista Vale das Bençãos
  • Paróquia Santa Cruz em Vila Nova



Movimentos Sociais

  • Pastoral da Sobriedade
  • Conselho Municipal das Associações de Moradores (Comam)



Instituições de Acolhimento

  • Ong Universo Acreditar



Clube de Serviços


  • Aciap - Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Barra Mansa
  • CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas de Barra Mansa


Leia mais: http://www.diariodovale.com.br/noticias/4,90206,Comad%20e%20formado%20em%20Barra%20Mansa.html#ixzz33CmD7sDh

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Sancionada Lei Municipal de autoria do Vereador Jaime Alves que amplia Vacinação contra o HPV



Foi sancionado pelo Prefeito Jonas Marins a lei 4230/2014 de autoria do Vereador Jaime Alves (PRB) que obriga a Secretaria Municipal de Saúde do município a oferecer gratuitamente a vacina contra o HPV para as mulheres que necessitam da imunização. O papiloma vírus humano – HPV é responsável por vários problemas de saúde, atingindo principalmente as mulheres. As infecções, predominantemente, ocorrem por contato sexual e a forma sintomática da doença é o aparecimento de verrugas na área genital. Existem mais de duzentos subtipos de HPV. As variantes do vírus de maior risco são os que provocam o câncer de colo uterino. Essa doença é o terceiro tipo de câncer mais comum no Brasil, perdendo em quantidade apenas para o câncer de pele e de mama. A vacina recombinante quadrivalente, previne o câncer de colo de útero e outros tipos de lesões causadas pelo HPV e é indicada para mulheres e meninas dos nove aos vinte e seis anos de idade e é realizada por prescrição médica em três doses.

Desde 10 de março desse ano, a vacina contra o vírus HPV está liberada pelo governo federal para ser ofertada a meninas de 11 a 13 anos nas escolas públicas e privadas ou nos postos de saúde. A cobertura, em 2015, será para meninas de 9 a 11 anos; e, a partir de 2016, a vacina será dada às meninas de 9 anos. 

Segundo estudos do Ministério da saúde a vacina contra o HPV tem eficácia para as mulheres até os 26 anos de idade, com a aprovação dessa lei municipal a Secretaria de Saúde do município tem que oferecer a vacinação também para as meninas e mulheres entre os 13 anos e os 26 anos de idade. 

A entrada dessa vacina no programa público e gratuito de vacinação e imunização da Secretaria Municipal de saúde de Barra mansa, vai gerar benefícios para a prevenção da saúde da mulher, privilegiando a prevenção e a saúde e trazendo economia ao município, pois o sistema de saúde deixará de tratar as doenças decorrentes das infecções pelo HPV. 

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Diário do Vale: Vereador Jaime Alves comemora aplicação de leis contra drogas em Barra Mansa

Diário do Vale: Vereador Jaime Alves comemora aplicação de leis contra drogas em Barra Mansa
Barra Mansa
O vereador Jaime Alves (PRB) está comemorando a execução de três leis de sua autoria que foram sancionadas pelo prefeito e que vem sendo executadas no município de Barra Mansa, trata-se de leis voltadas para a prevenção e o combate as drogas. são elas:
Criação da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas sobre drogas (COMPOD) que tem como objetivo principal os trabalhos de prevenção, informação, recuperação e acolhimento para tratamento de usuários de Drogas e reinserção familiar e social; e a criação do Conselho Municipal de Politicas sobre Drogas (COMAD).
A COMPOD está vinculada a Secretaria Municipal de Ordem Publica, como órgão executivo, consultivo e fiscalizador da política pública municipal. Já o COMAD é um órgão colegiado de caráter deliberativo, com representantes de vários segmentos da sociedade barramansense. Seu principal objetivo, segundo o autor da lei, é formular e aprovar a Política Pública Municipal Sobre Drogas, compatibilizando-a as diretrizes do Conselho Nacional de políticas sobre Drogas - CONAD, do Conselho estadual de Políticas Públicas sobre drogas - CEPOPD/RJ e da Política Pública Nacional Sobre drogas, bem como fiscalizar a respectiva execução.
Vale ressaltar que os projetos são caros e precisam de financiamentos extras. Por conta disso, para permitir o financiamento, foi elaborada outra lei que autorizou o Executivo a criar do FUMAD (Fundo Municipal de Politicas Publicas Sobre Drogas) que também é um órgão colegiado, de caráter deliberativo e financeiro, que tem por objetivo o financiamento e a gestão de recursos financeiros oriundos da União, do Estado, do Município, de entidades privadas e de outras fontes.
O vereador Jaime Alves explica que, por fazer parte da Comissão de Segurança Publica e Combate as Drogas da Câmara Municipal de Barra Mansa, tem levantado a bandeira de luta contra as drogas. Segundo o vereador, Barra Mansa é uma cidade que precisa acompanhar de perto o avanço do tráfico, principalmente ao redor das escolas publicas onde os traficantes têm investido forte sobre as crianças e os jovens.
- O foco do trabalho é a prevenção. É mais fácil conscientizar os jovens a evitarem as drogas do que fazer o tratamento de recuperação que é muito mais difícil, pois depende de internação e tratamento médico e psicológico - opinou Jaime, aproveitando para agradece os investimentos do prefeito Jonas Marins (PCdoB) em questões do tipo. "Temos que parabenizar o Jonas Marins que sancionou essas três leis e tem se esforçado muito em desenvolver esse trabalho, parabenizo também a Dra. Emília Nascimento coordenadora do COMPOD e o Secretario de Ordem publica Ebson Dietrich que não tem medido esforços para desenvolver esse trabalho", completou.
Em breve serão escolhidos os membros que irão compor o Conselho Municipal de Politicas sobre Drogas (COMAD) e o Fundo Municipal de politicas publicas sobre drogas (FUMAD) para que o trabalho possa avançar.

Granato quer criar Projeto de Lei dedicado a dependentes químicos
Em Volta Redonda alguns projetos envolvendo a luta contra as drogas também começam a serem ensaiados. Já que o município ainda é considerado carente
de clínicas públicas que ofereçam ajuda a viciados, o vereador Washington Granato (PDT) tenciona elaborar um Projeto de Lei a fim de modificar essa realidade. Para tanto, o presidente da Câmara foi direto na fonte: se reuniu na manhã desta sábado, dia 24, com líderes religiosos, tidos como os principais engajados na causa, para discutir o assunto.
- O município ainda não oferece clínicas públicas e de qualidade para receber dependente químico, bem como seus familiares, que necessitam de acompanhamento profissional durante o tratamento. Confio no trabalho desenvolvido pelas igrejas. Sabemos que, mesmo com dificuldade, as instituições conseguem desenvolver ações positivas nesta área. Para aprimorar esse projeto, necessito de informações, que serão oferecidas pelos membros da igreja - frisou Granato reiterando que, atualmente, as igrejas são o destino mais procurados por pessoas que desejam se recuperar do vício "Elas oferecem tratamento com um custo mensal bem abaixo dos encontrados em clínicas particulares que, por sinal, não se encontram instaladas no município, demandando gastos mais altos para os interessados".
Com um Projeto de Lei, Granato pretende exigir do Executivo a construção de uma clínica pública e especializada no cuidado de dependentes químicos. E, para iniciar os estudos, o parlamentar solicitou a ajuda dos líderes religiosos que, de acordo com ele, além de conhecerem a realidade de suas comunidades, estão habilitados para auxiliar os dependentes na recuperação espiritual.
- Os líderes religiosos acompanham o sofrimento, tanto dos usuários, quanto de seus familiares. É necessário compreender o cenário do nosso município, visando direcionar os trabalhos - afirmou.
Granato reforçou que a clínica deve oferecer internação contínua até a finalização do tratamento, liberando o paciente para visitas familiares após um período de desintoxicação. Segundo ele, embora seja um tratamento dolorido e que demanda muita dedicação de todas as partes envolvidas, é possível colaborar para que usuários de drogas se recuperem, e sejam novamente inseridos na sociedade.
- Durante esse tratamento, a igreja é de tamanha importância. Infelizmente, os usuários perdem a autoestima, e a compreensão do real sentido da vida. Além disso, na igreja é possível encontrar concomitantemente a obtenção de apoio social e o alívio dos sofrimentos. Espero que nossa ideia se concretize e beneficie muitas famílias - concluiu.



Leia mais: http://www.diariodovale.com.br/noticias/2,90015,Vereador-Jaime-Alves-comemora--aplicacao-de-leis-contra-drogas-em-Barra-Mansa.html#ixzz3387wWThx

sábado, 24 de maio de 2014

Vereador Jaime Alves (PRB) Participa de caminhada contra as drogas no Bairro Vila Maria

Participei da Caminhada contra as drogas realizada no sábado dia 17/05 no Bairro Vila Maria, o evento foi coordenado pela COMPOD - Coordenadoria Municipal de Politicas Publicas Sobre Drogas criada através da lei 4159 de 05/11/2013 de autoria do Vereador Jaime Alves (PRB). Participaram varias igrejas evangélicas do Bairro, a Igreja católica, Associação de Moradores da Vila Maria, escolas do bairro e a comunidade em geral. O objetivo foi chamar a atenção das pessoas e conscientizar a população sobre o problema das drogas. Parabéns a todos os envolvidos.


 Irmã Ana da Casa Paz e Bem, Vereador Jaime Alves, Jânio Viana da AMVA e Emília Nascimento coordenadora da COMPOD


Indicação 1033/2013 - Centro de Lazer Ponto Final de Saudade será totalmente reformado

                  Este é o centro de lazer do ponto final do Bairro Saudade, uma área pouco conhecida pela população, um espaço enorme com quadra poliesportiva e campo Society. Em breve essa área será toda reformada pela prefeitura, essa conquista partiu da indicação 1033/2013 de autoria do vereador Jaime Alves (PRB) após várias conversas com o prefeito. Quem sai ganhando é a população de Barra Mansa que vai ganhar um espaço todo reformado. Não posso deixar de parabenizar a associação de moradores do ponto final de Saudade na pessoa da Presidente Claudia Alice e de toda sua equipe que também tem lutado muito por essa área de lazer e pelo bairro. Nessa semana foi iniciada a limpeza do local. Dentro do Centro de lazer será instalada uma academia da Terceira Idade em atendimento a indicação 920/2013 também de minha autoria.

Vereador Jaime Alves acompanhado do Prefeito Jonas Maris visita obras no Loteamento Sofia onde será investido R$ 1,3 milhão

Barra Mansa

O prefeito Jonas Marins (PCdoB) visitou na manhã de hoje as obras de construção da Clínica da Família, no Loteamento Sofia. Acompanhado do diretor executivo da Susesp (Superintendência de Obras e Serviços Públicos), Giovani Moreira, o prefeito mostrou aos vereadores Ueslei Brito (PROS), Vicentinho (PSB), Pissula (PT) e Jaime Alves (PRB), a planta da clínica e explicou que a prefeitura entregou ao governo do Estado, responsável pela obra da unidade, o terreno com a infraestrutura acabada. De acordo com Jonas, o governo estadual está investindo aproximadamente R$ 1,3 milhão na obra.

- A contrapartida do município foi fazer a terraplanagem, redes de saneamento, muros e fundação. Deixamos o terreno pronto para o governo do Estado iniciar a obra - informou Jonas, ressaltando que finalmente um antigo sonho dos moradores da região da Vista Alegre está virando realidade. "Foi um desafio conseguir um espaço para abrigar a clínica. Inicialmente, a obra seria realizada na Praça Antônio Ferreira, na Rua dos Aposentados. Mas fui procurado por um grande número de moradores solicitando que a obra fosse transferida para outro local, já que a praça é um espaço de lazer muito usado. Atendi o pedido da comunidade e, depois de alguns entraves, conseguimos finalmente desapropriar um terreno para abrigar a unidade", contou.

Ainda de acordo com o prefeito, a clínica tem prazo de quatro meses para ficar pronta. A unidade terá cerca de 400 metros quadrados e vai contar com consultórios para atendimento médico e de enfermagem, consultórios odontológicos, salas de imunização e de curativos, espaço multiuso, farmácia e sala de esterilização. A secretaria estadual de Saúde investirá ainda R$ 80 mil na compra de equipamentos e mobiliários e o governo municipal será responsável pela manutenção da unidade.

- A Clínica da Família vai reforçar o trabalho de prevenção e possibilitar um diagnóstico precoce de doenças, evitando o agravamento do estado do paciente e a sobrecarga de unidades que devem se encarregar de casos mais complexos - explicou Jonas.

O prefeito lembrou ainda que, além da Clínica da Família, a região da Vista Alegre está sendo beneficiada com outros investimentos na área da saúde.

- O PSF do Loteamento Sofia foi totalmente reformado. Em breve, vamos iniciar as obras de construção de um novo PSF no Loteamento Belo Horizonte e as obras de reforma da UBS da Vista Alegre - enumerou.

O vereador Pissula aproveitou a oportunidade para lembrar o movimento feito pelos moradores da região do Vista Alegre pela mudança de local da clínica.

- O Jonas ouviu a comunidade e isso foi muito importante - resumiu Pissula.

O vereador Ueslei afirmou que a unidade vai reforçar a rede de atendimento de saúde. - Temos mais de 30 mil moradores na região da Vista Alegre e a Clínica da Família será um equipamento importante para garantir a saúde dos moradores - disse.

Por fim, o vereador Jaime Alves parabenizou o empenho do prefeito Jonas Marins para conseguir tirar a obra do papel.

- Barra Mansa vai ganhar uma clínica completa, com sete consultórios médicos e toda estrutura necessária para prestar um bom atendimento à população - afirmou.



Leia mais: http://www.diariodovale.com.br/noticias/2,89854,Jonas-Marins-visita-obras-no-Loteamento-Sofia-onde-investira-R$-13-milhao.html#ixzz32gTpUR8h

terça-feira, 6 de maio de 2014

Câmara aprova projeto de lei de Orientação e teste Vocacional para alunos da rede publica

A Câmara Municipal de Barra Mansa aprovou em segunda discussão o projeto de lei 454/2013 de autoria do Vereador Jaime Alves (PRB). 

A lei obriga o Poder Público municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, a oferecer orientação e teste vocacional gratuito para todos os alunos matriculados no ultimo ano do Ensino Fundamental da Rede Pública municipal de ensino. A orientação vocacional será ministrada por professores da própria Rede, desde que devidamente habilitados ou treinados para esse tipo de atividade.


No mundo competitivo de hoje a chance de acerto na profissão é fundamental.  No ambiente do ensino público há inúmeros estudantes talentosos e vocacionados, mas que antes mesmo da qualificação passa por um período natural de indecisão sobre a carreira a seguir; precisam de uma orientação profissional que os auxilie na decisão a ser tomada, pois, em geral, terão dificuldades para desistirem de um curso e tentarem outro.  As tendências, preferências, interesses e vocações podem ser realçadas por meio de testes ministrados por professores habilitados ou treinados para esse tipo de atividade que orientem aqueles que se submetem quanto às tendências de sua personalidade e gosto, para subsidiar a decisão a ser tomada com mais segurança e conhecimento para decidir o que quer ser para sempre. 

O texto da lei vai agora para a sanção ou veto do prefeito.