sábado, 19 de julho de 2014

Jonas Marins anuncia obras no Loteamento Belo Horizonte | Jornal Folha do Interior

Jonas Marins anuncia obras no Loteamento Belo Horizonte | Jornal Folha do Interior

O prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, acompanhado de secretários e vereadores, anunciou na manhã deste sábado, dia 19, duas importantes obras para a comunidade do Loteamento Belo Horizonte, no bairro Vista Alegre. Serão construídas duas pontes sobre o Córrego Laranjeiras, que passa por todo o loteamento. As obras vão acontecer nas ruas Luiz Firmino com a Davi Ferreti e na Rua Pentecostal de Deus com a Avenida dos Pinheiros. 
Orçadas em R$ 805.718 mil, as obras terão duração de 180 dias e o trabalho vai começar na segunda-feira, dia 21. De acordo com o diretor executivo da Susesp (Superintendência de Obras e Serviços Públicos), Giovani Moreira, a construção das pontes era uma reivindicação antiga dos moradores, pois em tempos de chuvas fortes o córrego transborda e deixa a área alagada. “Vamos ainda retirar o manilhamento, que, atualmente, está assoreado, e vamos deixar o vão livre. Essa ação vai melhorar bastante a vida das pessoas dessa comunidade, que quando o córrego transborda ficam ilhadas”, contou Giovani. 
No entanto, segundo o diretor executivo, a ação vai amenizar o problema, mas não solucionar por completo, uma vez que as casas do entorno foram construídas muito próximas ao córrego e o mantém represado. De acordo com o prefeito Jonas Marins, ainda é possível realizar um serviço de limpeza no córrego para amenizar o forte odor causado pelo esgoto que é liberado no local. “Vamos fazer o possível para solucionar esse problema, mas garanto que vamos também fiscalizar. Não será permitido o descarte de entulhos, como havia sendo feito, no córrego. Temos que cuidar do nosso meio ambiente e conto com a comunidade para ajudar na fiscalização e a denunciar à prefeitura, caso alguém faça o contrário”, solicitou o prefeito.
Os vereadores Jaime Alves e Wesley Brito também falaram sobre a importância das obras para a comunidade. “Quando criança eu brincava nesse córrego. Dava até para nadar. Víamos o fundo dele e agora está desse jeito. Que bom que estamos todos reunindo forças para solucionar um problema da comunidade e do meio ambiente”, ressaltou Wesley.
“Fico muito feliz por poder participar da realização desse antigo sonho da população. Todos os anos essa comunidade sofre com enchentes. O governo municipal tem feito muito por Vista Alegre e essa é mais uma conquista da nossa comunidade”, acrescentou Jaime. O prefeito, comentou ainda que a Vista Alegre, será contemplada com muitas obras ainda nesse governo. “Teremos o PSF (Posto de Saúde da Família), reformas de ruas e faremos o possível para atender as solicitações da comunidade. Sei que ainda há muito a fazer e vamos continuar trabalhando pela Vista Alegre”, afirmou Jonas 
A presidente da Associação de Moradores do Belo Horizonte, Iraci de Andrade Nunes, falou sobre a importância das obras para a comunidade. “Eu agradeço muito a atenção que esse governo tem dado para o nosso bairro. Em fevereiro de 2013, eu enviei um ofício à prefeitura solicitando essa obra e estou muito feliz por ter sido atendida. Tem gente aqui que já perdeu tudo várias vezes por causa das enchentes e agora esse problema vai acabar”, concluiu. 

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Lei que cria banco de óculos de Barra Mansa é sancionada

Foi sancionada pelo Prefeito a lei 4263/2014 de autoria do vereador Jaime Alves (PRB) que cria no município de Barra Mansa o "Banco de óculos" com o objetivo de receber e oferecer gratuitamente armações, a partir da doação e coleta voluntária de óculos novos ou usados, em bom estado de conservação. As doações poderão ser feitas por pessoas físicas ou jurídicas, que depositarão as armações em locais de fácil acesso a serem definidos pelo órgão encarregado.

O Banco de Óculos destina-se exclusivamente ao atendimento de pessoas comprovadamente carentes, mediante cadastro e controle realizados por assistentes sociais e/ou servidores designados do quadro próprio do Município, sendo indispensável à apresentação por parte do beneficiário do receituário médico da Rede Municipal que comprove a necessidade de óculos.

O Município promoverá campanhas a fim de incentivar a doação de óculos prevista nesta lei, mediante divulgação junto aos meios de comunicação local, ao pelo menos duas vezes por ano;

O Município poderá contar com a participação de entidades civis e governamentais que desenvolvem ações na área social objetivando a implantação do Banco de Óculos; 

Além disso, como funciona através de doações, o projeto estimulará a participação da sociedade, criando uma consciência na população sobre a importância da ajuda voluntária.

Lei Institui O Dia do Guarda Municipal de Barra Mansa

Foi aprovado em segunda discussão na sessão do dia 09/07/2014 pela Camara de Vereadores de Barra Mansa o projeto de lei 001/2014 de autoria do Vereador Jaime Alves (PRB) que institui no município de Barra  Mansa, o “Dia do Guarda Municipal”, com a finalidade de enfatizar os serviços que vem sendo prestados em nossa cidade por esses agentes. A comemoração será feita todos os anos no dia 29 de novembro, data da criação da Guarda Municipal de Barra Mansa.

Diariamente são inúmeros os atendimentos realizados pela Guarda Municipal, que atua de forma preventiva e repressiva, em favor da diminuição dos efeitos da criminalidade. O Guarda Municipal sempre esteve ao lado do povo de Barra Mansa, nada mais justo, portanto, que a criação de um dia festivo a esta instituição que nos serve.

Ao solicitar essa oficialização no calendário de eventos do nosso município, tenho como propósito enfatizar o Dia do Guarda Municipal como um evento dignificante.

A Guarda Municipal de Barra Mansa foi criada pela Lei nº 08 de 29 de novembro de 1947, pelo então Prefeito Flávio Miranda Gonçalves.

Mesmo com relevantes serviços prestados à sociedade barra-mansense, em 13 de janeiro de 1961, o Comando da Guarda foi extinto, deixando de existir apenas o Comando, pois a função da Guarda Municipal continuou a existir.

Com a promulgação da Constituição Federal de 1988 que em seu capítulo da Segurança Pública Art. 144, parágrafo 8º, diz que os Municípios poderão constituir guardas destinados à proteção de bens, serviços e instalações, em 27 de dezembro de 1990, através da Lei nº 2355, o Comando da Guarda foi reorganizado sofrendo profundas transformações, tais como criação de Regulamento Interno, aquisição de novos uniformes, equipamentos, veículos e Curso de Formação de Guardas Municipais que passou a ser de caráter obrigatório visando um melhor aprimoramento profissional. Através da Lei 3033 de 1998, foram definidas as atribuições e competências da Guarda Municipal e destinado um limite de até 30% (trinta por cento) do seu efetivo para mulheres.
Compete a Guarda Municipal de Barra Mansa:       

l - Exercer a vigilância dos próprios, serviços e instalações municipais;      
ll - Colaborar na proteção e fiscalização do meio-ambiente;
lll - Atuar na proteção do Patrimônio Histórico e Cultural; 
lV - Atuar na proteção ao turista;     
V - Colaborar nas operações da Defesa Civil;         
Vl - Colaborar nos serviços de combate a incêndios, de salvamento e pronto-socorro;
Vll - Atuar como agente da operação e fiscalização do trânsito urbano no Município;
Vlll - Exercer demais atividades que lhe forem atribuídas.

O projeto de lei aprovado pela Câmara vai agora ser apreciado pelo poder Executivo para Sanção ou Veto do Prefeito.