segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Alunos vencedores de concurso de redação são homenageados pela Câmara

Na frente: Vereador Jaime e José Rafael Fontes Pereira, primeiro colocado no concurso
Na frente: Vereador Jaime e José Rafael Fontes Pereira, primeiro colocado no concurso
Barra Mansa –  Os vereadores realizaram na quinta-feira (22) sessão solene na sede da Apae para premiar os vencedores do concurso de redação com o tema “O Envelhecimento e a Valorização do Idoso”. Realizado em conjunto com a Secretaria de Educação, o concurso é uma iniciativa do vereador Jaime Alves de Almeida, que o institui através de lei municipal de sua autoria.
Com o título “A Influência dos Idosos no Mundo” a redação de José Rafael Fontes Pereira, aluno do 6º ano do Colégio Municipal Pereira Bruno foi escolhida vencedora pela comissão avaliadora. Em sua redação, Rafael destacou a sabedoria dos idosos adquirida ao longo da vida e afirmou que a nova geração muitas vezes os trata como um alimento com validade vencida. Um trecho da redação de José Rafael “as pessoas deveriam entender que os idosos são mais sábios, isso não significa que eles fizeram faculdades ou cursos importantes, significa que eles passaram por coisas e crises que nós nunca poderíamos imaginar. Tudo o que temos veio deles e da sua influência na sociedade”.
A aluna Gabriela Aguida Nascimento de Oliveira, do 8º ano do Colégio Municipal Prefeito Luiz Amaral, recebeu o segundo lugar pela sua redação intitulada “A participação de um idoso na construção de um mundo melhor”. Em terceiro lugar ficou o aluno Jeferson Silveira de Oliveira, do 8º ano do Colégio Municipal Antônio Rocha, com sua redação “O Abandono”. A aluna Luma Lane Alexandre dos Santos Rodrigues, vencedora do concurso no ano passado, recebeu o prêmio “hors concours” por sua redação ” O Verdadeiro Amor”. As diretoras das escolas participantes do concurso receberam homenagem especial da Câmara e da Secretaria de Educação.
Para o vereador Jaime Alves de Almeida, o concurso provoca a reflexão do aluno sobre o tema, mudando seu comportamento com os idosos.
-O concurso se sustenta em um tripé: incentivar a prática de redação nos alunos, conscientizar sobre a importância dos idosos e provocar a reflexão sobre o tema. Daqui quarenta, cinquenta anos a população predominantemente será de idosos. E a fórmula do concurso vem dando certo, tanto que este ano tivemos um número maior de adesão das escolas e dos alunos – afirmou Jaime.
A Secretária de Educação, Lusia Melchiades, enfatizou a alta qualidade das redações.
-A escola contribui e colabora, mas a família é a verdadeira responsável pela educação das crianças. Quando abordamos a valorização dos idosos estamos contribuindo para que nossas crianças respeitem cada vez mais nossa população mais velha. Nossos alunos escreveram coisas lindas, que nos deixaram emocionados, e foi muito difícil a escolha das melhores redações – disse Lusia.
O presidente da Câmara, vereador Marcelo Borges, afirmou que na próxima edição os alunos serão condecorados com uma medalha especial.
-Vamos criar uma medalha para ser entregue aos vencedores do concurso nas próximas edições e valorizar ainda mais aqueles que participam e se destacam. Sabemos que temos muito problemas na Educação, não só em Barra Mansa, mas em todo o país, por isso, precisamos valorizar estas ações e quem se dedica pela Educação – afirmou Marcelo.
Fonte: Diario do Vale

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Câmara comemora os 183 anos de Barra Mansa com homenagens


Em sessão solene, vereadores entregaram títulos de cidadania barra-mansense e medalhas de mérito.



Jaime Alves entrega titulo de cidadão Barra-mansense ao Dep. Benedito Alves



O Palácio Barão de Guapi recebeu na última terça-feira (29) a presença de autoridades, militares, representantes de entidades civis, presidentes de associações de moradores, sindicalistas, políticos e inúmeros cidadãos para a sessão solene da Câmara de Vereadores em homenagem ao aniversário de Barra Mansa. Com a casa cheia, o controlador da Câmara, Júlio César Fialho Esteves, conduziu a sessão em que foram entregues 55 títulos de cidadania barra-mansense, 18 títulos Amigo do Bairro e 3 Medalhas de Mérito Juarez Antunes.

O procurador do município, Ronaldo de Freitas Ramos, representou o prefeito Jonas Marins, que estava em reunião no Rio de Janeiro. O vice-prefeito Jorge Costa, também esteve presente à sessão, assim como o deputado estadual Benedito Alves Costa, que foi condecorado com o título de cidadão barra-mansense. Os vereadores licenciados Carlos Roberto de Carvalho e Ueslei Carlos de Brito e o ex vereador e ex deputado estadual Ademir Mello estiveram presentes à cerimônia.

O título Amigo do Bairro é entregue a presidentes de associações de moradores, que atuam pelo bem-estar de sua localidade. O reconhecimento é feito através de indicação dos vereadores. Na noite do dia 29 foram agraciados 18 presidentes de associações de diversas regiões da cidade.

Aos sindicalistas que se destacam por sua atuação em defesa da categoria a que pertencem é entregue a Medalha de Mérito Juarez Antunes. Este ano três sindicalistas de áreas distintas foram agraciados com a medalha. O vereador Marcelo Borges indicou a professora e dirigente do SEPE, Isa Maria da Silva, e o presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos, Nilton dos Santos, para receberem a homenagem. O parlamentar Ademilson Pereira Câmara indicou o vice-presidente do Sindicato Rural de Barra Mansa, Adilson Delgado Rezende, para ser condecorado com a medalha.

Durante a abertura da cerimônia de entrega dos títulos de cidadania barra-mansense, o vereador Luiz Furlani, falou em nome de todos os parlamentares, destacando a importância dos homenageados para o desenvolvimento da cidade.

-Há muito não víamos a casa tão cheia, em um evento importante, como este em comemoração aos 183 anos de nossa cidade. Barra Mansa é uma cidade mãe de nossa região, trilhada por estes guerreiros que aqui estão e por seus cidadãos natais, que muito lutaram por seu crescimento. E, nós, como Câmara e como políticos da nossa cidade, faremos sempre muito para que Barra Mansa ocupe o lugar que merece – destacou Furlani.

Os títulos de cidadania barra-mansense foram concedidos a 55 cidadãos nascidos em outras cidades, de diferentes estados, mas que, de alguma forma, trabalharam pelo desenvolvimento do município. Entre os agraciados, pessoas de todas as idades, profissões e histórias bastante distintas, como a da senhora Maria da Conceição Castro, de 95 anos. Nascida em  Carangola, Minas Gerais, Maria da Conceição, ou Tia Nenê, como é conhecida, foi a primeira fotógrafa de Barra Mansa, onde reside há sessenta anos.

O deputado Benedito Alves Costa representou os homenageados com o título de cidadão barra-mansense. Indicado pelo vereador Jaime Alves, o deputado destacou o período em que residiu no município.

-Barra Mansa faz parte da minha história de vida. Residi na cidade em 1981, responsável pela Igreja Universal do Reino de Deus e hoje me sinto honrado com esta homenagem, por aqui ser uma cidade que aprendi a admirar e tenho certeza que é uma das melhores para se morar. Coloco-me à disposição do município e de toda a população para o que for necessário na ALERJ, onde atualmente tenho o prazer de servir ao estado. Dou os parabéns antecipados à cidade pelos seus 183 anos, que serão completados no dia 03 de outubro, pois já me sinto um filho adotivo desta terra – enfatizou o deputado Benedito Alves Costa.

Durante o encerramento da sessão solene, o presidente da Câmara, vereador Marcelo Borges enfatizou a importância das homenagens concedidas para a valorização da cidade e solicitou ao deputado Benedito Alves Costa que interceda por Barra Mansa.

-Todos os homenageados desta noite prestaram excelentes serviços ao município e por isso merecem esta homenagem. Agradeço aos meus colegas vereadores por apoiarem as medidas implementadas nestes dois anos em que fui presidente, que trouxeram transparência à Câmara de Barra Mansa. E, por fim, solicito ao deputado Benedito que trabalhe junto aos demais deputados estaduais e federais para trazer recursos para Barra Mansa. Precisamos de todo o tipo de recurso para o desenvolvimento do nosso município – afirmou Marcelo.