domingo, 26 de março de 2017

Vereador Jaime Alves Participa de reabertura da UTI Neonatal de Barra Mansa

O vereador Jaime Alves participou na manhã da sexta feira dia 24/03 da reabertura da UTI Neonatal do Hospital da Mulher de Barra Mansa. A unidade foi reaberta pelo prefeito Rodrigo Drable. No momento que lá estive a UTI já estava em funcionamento e quatro bebês já estavam sendo assistidos pela equipe medica do Hospital. 
A unidade reabre suas portas ofertando à população seis leitos neonatais. Na avaliação do secretário de Saúde, Sérgio Gomes, o retorno das atividades da UTI Neonatal representa um grande ganho para as parturientes.
–Em geral, as gestantes que dão à luz no Hospital da Mulher permanecem na unidade pelo período de três dias. Aquelas cujos bebês precisam de atendimento de UTI ficavam extremamente fragilizadas por terem seus filhos transferidos para a Santa Casa ou outras cidades do Estado. Isso abalava a saúde psicológica da paciente e também dificultava o aleitamento do bebê – destacou o secretário, afirmando que a UTI Neonatal reduz os índices de mortalidade infantil no município.
O retorno das atividades da UTI também representa uma economia para os cofres públicos, já que a transferência dos bebês exigia a contratação de transporte especial, além de médico e enfermeiro para acompanhar a viagem.
– Isso sem falar dos gastos dos familiares com o deslocamento para visitar o bebê em outra cidade – completou Sérgio Gomes.
Para reabrir a UTI Neonatal a prefeitura efetuou um contrato emergencial, com duração de três meses. Neste período, a administração vai preparar uma licitação para atender a unidade.
A UTI Neonatal teve suas atividades paralisadas em setembro do ano passado, devido à falta de pagamento do governo municipal a OSs (Organização Social de Saúde) que administrava a unidade.